O que comumente sabemos sobre os desinfetantes, é que são grandes aliados das donas de casa nas limpezas domésticas, eliminando germes e bactérias, deixando um cheirinho de limpeza perfumada.

Na realidade, as explicações mais técnicas deste produto é que o desinfetante é um produto usado por sua ação química, térmica ou radioativa contra microrganismos causadores de doenças. Usados em superfícies e objetos duros e inanimados para eliminar ou inativar irreversivelmente fungos e bactérias, mas não necessariamente seus esporos.

Desinfetar é tornar sanitário, livrar o objeto ou superfície de elementos insalubres ou patógenos que podem colocar a saúde de pessoas em risco. Ele pode ser usado para reduzir, mas não necessariamente eliminar microrganismos de ambientes, reduzindo-os para níveis seguros.

 

Quais são os tipos de Desinfetantes?

Existem três tipos de desinfetantes, a saber:

Hospitalar – atende a critérios sanitizantes mais severos, sendo utilizado para controle de contaminação em instrumentos médicos, pisos, paredes, roupas de cama e outras superfícies.

A desinfecção hospitalar utiliza os seguintes tipos de desinfetantes, segundo os cinco níveis de desinfecção: Álcool 70 graus; hipoclorito de sódio; iodóforos; fenólicos; quaternários de amônia; formoldeído; glutaraldeídeo; peróxico de hidrogênio; ácido peracético; orthophtalaldeído e água superoxidada.

Parece bastante complicado, mas para cada nível de desinfecção é necessário um químico mais apropriado, para garantir controle sobre vírus e bactérias.

Alimentício – Utilizado pela indústria alimentícia.

Há muitos tipos de desinfetantes químicos utilizados nas indústrias alimentícias, sendo que o cloro, e produtos à base de cloro, os compostos de iodo e os compostos de amônio quaternário são os mais utilizados na indústria de alimentos.

De uso geral – Costuma ser usado para limpezas dentro de casa, em pisos, piscinas e purificadores de água.

Estes componentes químicos são utilizados nas fórmulas dos desinfetantes de uso geral, que estão disponíveis para livre comércio em supermercados e casas de produtos de limpeza. São eles:

  • Hipoclorito de Sódio na concentração de 2% a 2,5%, ativo principal da “água sanitária”;
  • Compostos fenólicos, usados em produtos à base de óleo de pinho, ex. “pinhosol”;
  • Quaternário de amônio (fungicida e bactericida mais utilizados em ambientes médico/hospitalares;
  • Cloro isocianurato, para usos mais específicos, como o de limpeza de piscinas.

Esses componentes químicos, agem basicamente da mesma forma, destruindo o material genético dos microrganismos, podendo ser vírus, bactérias, fungos, protozoários e outros agentes causadores de doenças.

Deve-se ter muito cuidado ao manusear essas substâncias, pois são altamente tóxicas e não devem ser misturadas.

Quando e Como Utilizar o Desinfetante na Limpeza Doméstica?

Comece sempre fazendo uma limpeza do local que se quer desinfetar, utilizando-se um detergente, ou mesmo sabão, para remover toda a sujeira. Após a limpeza é que deve ser utilizado o desinfetante.

Fique sempre atento ao modo de preparo, seguindo as instruções descritas nas embalagens, para não transformá-lo em um novo componente químico ou neutralizar sua ação eficácia.

Coloque sempre a dosagem indicada pelo fabricante e deixe o produto agir pelo tempo indicado na embalagem, para que a ação da desinfecção seja completa.

Atenção! Não utilize desinfetantes clandestinos. Desinfetantes são produtos que precisam de responsável técnico, testes de comprovação de eficiência e autorização da ANVISA.

×

WhatsApp Chat

×