Falando em limpeza e higienização, fica sempre uma dúvida, qual será o mais eficaz na limpeza, ou o mais forte no combate e eliminação eficaz  de bactérias, a “água sanitária”  ou o “cloro”?

Bem poucas pessoas que fazem uso desses produtos, sabem da diferença entre ambos.  Não saber a diferença, pode levar ao mau uso, que altera a qualidade da limpeza, tornando-a ineficaz.

Embora a água sanitária e o cloro tenham algumas semelhanças,  esses produtos são de naturezas distintas  e em muitas situações não devem ser substituídos um pelo outro, pois cada um corresponde a necessidades específicas, inclusive em sua composição de ativos.  Entenda o porquê:

 Água Sanitária

A água sanitária é bastante utilizada no branqueamento de roupas e equipamentos, na desinfecção e na limpeza.  Ela tem em sua composição cloro e água mas, em quantidade limitada de no máximo 25% de cloro ativo.

Mesmo sendo diluída, a água sanitária tem um poder germicida elevado, podendo ser usada na limpeza de superfícies e utensílios e também na lavagem de frutas e legumes. Nesse último caso, deve-se ficar atento para que a concentração e o tempo de exposição das frutas, legumes e vegetais, pois em altas proporções também podem envenenar.

A água sanitária é também uma grande aliada no combate a doenças transmitidas por mosquitos (dengue, febre amarela), já que 2 ml para cada litro de água são capazes de eliminar ovos e larvas.

 

 Cloro

O cloro é resultado do cloreto de sódio (sal) decomposto por eletricidade, ação chamada eletrólise, a qual implica em uma substância gasosa.  Após comprimida em baixa temperatura, transforma-se no líquido de cor âmbar esverdeada.

É bastante utilizado no tratamento de água para impedir a reprodução de bactérias e protozoários.  Sua presença na água faz com que compostos orgânicos fiquem inativos, ajudando a limpeza e desinfecção.  Entretanto, muito cuidado na adição de cloro na água para beber: em excesso, ele pode intoxicar ou envenenar.

Por esse motivo é muito utilizado no tratamento de piscinas e também é utilizado como matéria prima em outros segmentos, como branqueamento de celulose e na fabricação de PVC.

 

 Aplicação da Água Sanitária na Limpeza

A água sanitária, mesmo em diluição, apresenta alto poder germicida, o que faz com que ela seja ideal na limpeza em geral de banheiros, superfícies, higienizações de caixas d’água e lavagem de verduras, frutas e legumes.

A água sanitária também pode ser utilizada como alvejante, removendo manchas em roupas brancas.

 

 Aplicação do Cloro na Limpeza

O cloro possui ação desinfetante e oxidante, remove sujeiras resistentes de diversas superfícies, como manchas causadas por mofo e limo e também de gorduras acumuladas em azulejos de cozinha.

Use o cloro em pequenas quantidades, pois ele mesmo em pequenas quantidades é o suficiente para matar diversas bactérias e deixar o ambiente esterilizado.

Ao utilizar o cloro, cuide para não danificar superfícies e objetos.  Esse produto não deve ser aplicado sobre madeira, aço inox, papel de parede e em superfícies pintadas ou envernizadas.

O armazenamento tanto da água sanitária quanto do cloro, deve ser mantido distante de fontes de calor, ao abrigo do sol em local bastante arejado. Longe do alcance de crianças e de animais.

×

WhatsApp Chat

×