O primeiro copo descartável foi criado em 1908, pela Dixie Cups, e era feito de papel encerado. Isso mudou o mercado, transformando a forma como as pessoas  bebiam. Muitos anos depois, na década de 1960, foi criada a primeira patente para copo plástico descartável.

Tempos depois, nos anos 90, diversas patentes foram registradas para copos plásticos descartáveis, mais do que em qualquer outra década. E apesar de atualmente o mercado ter diversos tipos de copos descartáveis, com diversos materiais, é inegável que esse tipo de produto é uma das invenções que mais traz praticidade ao dia a dia.

Qual a finalidade do copo descartável?

Agora, com tantos tipos de copos, variados materiais e tamanhos, será que você sabe todas as suas finalidades e variados tipos de usos?

Diferentes tipos de materiais

O tipo de material do qual é feito o copo faz total diferença, pois ele indica o tipo de uso. O material pode aumentar a durabilidade e qualidade do produto. Um dos mais utilizados é o poliestireno, também conhecido como PS.

Copos de poliestireno possuem como símbolo um triângulo feito de setas, com o número 6 no meio. Esse é um material de custo mais baixo, pois sua durabilidade não é muito alta.

Já o polipropileno ou PP, e o isopor, são materiais mais duráveis e resistentes. Os de isopor tem inclusive as conhecidas propriedades térmicas, sendo perfeitos para manter as bebidas quentes.

Os copos de polipropileno, por serem mais resistentes, são inclusive mais bonitos pois aceitam um maior trabalho de material.

Tamanhos diferentes = Usos diferentes

O menor dos copos descartáveis é o de 25ml, sendo muito visto em consultórios ou escritórios. É muito utilizado para servir medicamentos e pequenas doses de água, e nos ambientes corporativos, ele é o conhecido “copinho de café”.

Já os copos com 100ml são mais versáteis, podendo ser utilizados em festas, reuniões e eventos de forma geral. Isso porque sua capacidade serve para servir água, café, sucos e outras bebidas em geral.  É importante ressaltar que se alguma bebida quente for ser servida, vale dizer que nem sempre esse tipo de copo tem um bom isolamento térmico (salvo os de isopor), portanto cuidado para não queimar os dedos.

Copos com tamanhos que vão de 150 a 300ml são os mais produzidos do mercado. São os mais versáteis de todos, isso porque não são tão pequenos nem grandes demais. Esse tamanho de copo é o tamanho “coringa” digamos assim.

Copos de 500 até 700ml são os maiores modelos e são mais utilizados por lanchonetes, sorveterias e açaiterias. Isso porque aceitam um grande volume, e também devido ao tamanho sua resistência é maior. Contudo, isso vai variar obviamente do tipo de material do copo.

Conclusão

Como pudemos ver, os copos descartáveis possuem diversas finalidades, que variam de acordo com seu tamanho e material. Com certeza essa foi uma das invenções mais práticas do último século.

E por hoje é isso, esperamos ter tirado suas dúvidas sobre o assunto e não se esqueça: Descartáveis é na prática descartáveis!

×

WhatsApp Chat

×