Ao fazer misturas de produtos de limpeza, as pessoas tem uma falsa ideia de “aumento poderoso” na ação higienizadora, as famosas “alquimias caseiras”. Misturas de produtos de limpeza, não potencializam a limpeza, ao contrário, há casos em que um neutraliza a ação do outro.

Fazer mistura de produtos de limpeza pode ser muito perigoso. Produtos de limpeza, são produtos químicos, e muita das vezes o resultado da mistura pode criar novas fórmulas que podem ser muito perigosas para a sua saúde.

 

Porque não se deve fazer misturas

Cada produto possui uma fórmula com componentes que estão em seu estado final, apropriado para ser usado em um determinado fim. Ao combinar com outro item você pode gerar uma reação imprevista.

As reações do seu organismos a essas misturas podem ir de leves coceiras até intoxicações muito prejudiciais à saúde.

 

Quais produtos de limpeza que não podem ser misturados?

Água sanitária e Álcool

Água sanitária costuma ser muito perigosa se misturada com outros produtos químicos. A água sanitária quando misturada ao álcool, forma três outras substâncias: cloroacetona, clorofórmio e ácido clorídrico.

Essas soluções quando inspiradas podem causar intoxicação, afetando o sistema nervoso central e os pulmões.

Água sanitária é um produto bastante abrasivo, não sendo recomendado a mistura com nenhum outro produto, apenas água.

 

Bicarbonato de sódio e Vinagre

O vinagre contém ácido acético em sua composição, logo é um ácido. O bicarbonato de sódio é um composto alcalino, também chamado de base, Ao misturar os dois se neutralizam e a mistura resulta em água e acetato de sódio, que é um tipo de sal.

A reação ocorre com a liberação de gás carbônico (CO2), a liberação de CO2 nesse caso pode gerar o “efeito foguete”. Não deve ser feita em recipientes fechados, por conta da propulsão.

 

Desinfetante e Água sanitária

Já dito anteriormente, a combinação de água sanitária com outros produtos não produz bons resultados. A junção de desinfetante e água sanitária, pode acarretar o surgimento de “cloraminas” que são substâncias super tóxicas que não devem ser inaladas, nem entrar em contato com a pele.

Além de gerar alergias e irritações, essa mistura se torna um problema pela presença da amônia na composição dos desinfetantes, que vira algo perigoso quando colocado em contato com a água sanitária.

 

Detergente e Desentupidores de pia

Os desentupidores químicos são muito danosos à saúde, mesmo sozinhos. Pois possuem altos teores de ácidos para cumprir a função de liberar os ralos e dutos. A junção dos desentupidores químicos com detergentes libera gases tóxicos com cheiro bastante forte, que podem causar náuseas e mal-estar.

 

Álcool em gel e Água sanitária

A combinação desses dois produtos químicos produz clorofórmio e ácido muriático. Estes compostos podem prejudicar nossos pulmões, rins, fígado, olhos e pele. Além disso, o clorofórmio é uma substância bastante tóxica podendo causar enjoos, dentre outras reações à nossa saúde.

Como você pode perceber, não devemos brincar de alquimistas, produtos químicos não devem ser misturados e produtos de limpeza são produtos químicos. Use-os conforme o descrito nas embalagens.

×

WhatsApp Chat

×