Em tempos pandêmicos, não havia preocupação maior que a não propagação do vírus. Os mais variados artigos e alertas de procedimentos para higienização e desinfecção das mãos e objetos eram publicados diariamente.

Vivemos dias tenebrosos, em busca de fórmulas e produtos que nos dessem alguma garantia de que nossas casas, nossos objetos e nós mesmos tivéssemos livres do terrível vírus. Felizmente esses dias passaram mas, a preocupação de manter uma casa limpa, saudável, sem presença de germes e bactérias permanecem.

Diante de tantos produtos oferecidos nos mercados, você realmente conhece para que serve cada um deles e quais são os tem eficácia em uma higienização? Será que aprendemos realmente alguma coisa, depois desse período que passamos? Saber escolher o melhor produto para cada ambiente, é importante.

Você saberia dizer porquê o desinfetante não tem a mesma ação que um esterilizante? Caso não saiba, vamos te explicar, pois são processos de formas individuais.

 

O que é desinfetar?

Desinfetar é tornar sanitário, é estar livre de elementos como sujeira e microrganismos como vírus, bactérias, fungos e protozoários que podem colocar em risco à saúde. O produto desinfetante, é utilizado para reduzir mas, não necessariamente eliminar esses microrganismos do ambiente, reduzindo-os para níveis considerados seguros.

Convém reforçar que desinfetantes não eliminam 100% os microrganismos patogênicos, apenas reduzem a níveis considerados seguros.

Existem três tipos de desinfetantes, são eles: – Hospitalar, alimentício e o de uso geral.

Os desinfetantes de uso geral, são os comercializados à vontade em supermercados, costumam ser usados dentro de casa, em pisos, piscinas e purificadores de água. Exemplos de desinfetantes de uso geral domésticos: água sanitária, pinho sol, lysoform, etc.

Antes de se utilizar o desinfetante, deve-se fazer a limpeza do local que se quer desinfetar, utilizando um detergente ou mesmo sabão, para remover toda a sujeira. Somente após a limpeza é que se deve utilizar o desinfetante.

Para que o desinfetante funcione de forma eficaz, eliminando 95% os microrganismos, é necessário utilizá-lo da forma descrita na embalagem, com a dosagem indicada pelo fabricante, deixando o produto agir pelo tempo indicado, para que a ação de desinfecção seja completa.

O que é esterilizar?

Esterilizar, é tornar estéril. Destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar materiais e objetos como vírus, bactérias, fungos e protozoários que causam danos à saúde. Existem diferentes métodos para concluir esse processo que são:

  • Esterilização por calor seco: Expõe o objeto ao maior tempo para alcançar o objetivo, esse método é muito usado em salão de beleza, clínicas, hospitais e algumas empresas especializadas em higienização de estofados.
  • Esterilização por vapor: Indicada para objetos que não tem problema com umidade. É a maneira mais barata de esterilizar, sendo indicada para mamadeiras, chupetas e outros objetos domésticos.
  • Radiação ionizante e óxido etileno: Processos extremamente caros, para casos específicos, fora do alcance popular.

A diferença entre desinfetar e esterilizar é que como já foi dito, desinfetar reduz os microrganismos patógenos à níveis reduzidos considerados seguros à saúde. Esterilizar é eliminar completamente esses mesmos microrganismo patógenos.

 

×

WhatsApp Chat

×