Só os mais “antigos” irão lembrar das carrocinhas sob guarda-sóis onde se vendiam sucos nos dias quentes de verão. Podiam ser encontradas facilmente onde havia grande circulação de pessoas. Seus refrescantes sucos eram servidos em cones de papel, tinham como suporte outro cone menor, com uma base em alumínio.

Quanto à origem do suco, não podemos atestar segurança nas práticas de higiene mas, quanto aos copos, esses sim eram bem higiênicos. Não poderiam ser reutilizados, ficavam completamente amolecidos.

Esses copos descartáveis tiveram origem na primeira década do século passado, quando os americanos Lawrence Luellen e Hugh Moore enxergaram uma possibilidade viável de mercado, na campanha do oficial de saúde do Kansas, Samuel J. Crumbine, pedindo a retirada de utilização pública os utensílios comuns de beber e comer, sob alegação de serem transmissores em potencial de doenças.

Há informações de outros utensílios descartáveis, como pratos de papel, também datados do início do século passado. O verdadeiro motivo da história dos descartáveis foi uma análise médica dos meios possíveis de se acondicionar alimentos de forma higiênica.

História dos produtos descartáveis – Porque os usamos?

A verdade é que os descartáveis foram ganhando força e se diversificando em sua produção. Hoje podemos encontrar inúmeros utensílios. Desde os copos e outros utensílios de mesa, às seringas utilizadas na área de saúde. Os descartáveis são um avanço em termos de higiene e saúde.

Recentemente passamos pela terrível experiência de uma pandemia, e com toda certeza os descartáveis tiveram papel fundamental na área da saúde, minimizando a propagação da doença através dos utensílios não reutilizáveis.

Utensílios de Mesa Descartáveis, Segurança e Praticidade!

Seja em festinhas, pic-nics, churrascos com os amigos ou mesmo em casa, utensílios de mesa descartáveis são sempre uma solução bem viável. Higiênicos e práticos, não é necessário se preocupar após as comemorações com a limpeza interminável.

Seu uso em pontos de venda de alimentos, tais como lanchonetes, cafés, comidas de rua de um modo geral, nos trazem mais segurança no consumo.

Descartáveis facilitam a vida sobremaneira. São fáceis de serem transportados, leves e não necessitam de grandes espaços de armazenamento. Por isso estão sempre presentes em nossas vidas.

Os utensílios de mesa descartáveis existem em diferentes materiais, cada um com propriedades bem diferentes. Vamos listar aqui alguns materiais e utilidades para mostrar tamanha diversidade.

 

  • Produtos feitos em plástico (poliestireno, polipropileno e PET) – Ex.: talheres, potes ou vasilhas de saladas ou sorvetes, copos de máquinas de vendas.
  • Produtos de bio plástico – semelhantes ao plástico normal mas, são fabricados especialmente para alimentos e bebidas frias.
  • Produtos feitos de papel ou cartão – pratos de papel, copos de papel.
  • Produtos feitos em madeira ou bambu – talheres de madeira, espetos
  • Produtos feitos de bagaço de cana-de-açúcar – pratos, talheres, embalagens de envio.
  • Produtos diversos feitos a partir de resíduos de mandioca, folhas de palmeira, farinha de trigo e outros.

Os produtos descartáveis tem uma fatia de mercado de ordem sempre crescente. Não há como separar esses produtos das nossas necessidades diárias com segurança de higiene e saúde. Estarão sempre ligados à nossa qualidade de vida. Um dos fatores, que sem dúvida, fizeram aumentar a longevidade do ser humano no planeta.

×

WhatsApp Chat

×