Com o advento da pandemia da COVID 19, ainda bem recente, as pessoas de um modo geral, passaram a se preocupar ainda mais com a limpeza e desinfecção da casa. Esta busca por ambientes mais saudáveis é um fato bastante positivo, pois estamos vulneráveis a todo momento a diversos tipos de microrganismos nocivos.

Uma limpeza bem feita em nossa casa é essencial para proteger a nossa família, eliminando microrganismos causadores de doenças. Casa desinfectada é segurança de um ambiente saudável, onde podemos relaxar e desfrutar bons momentos com nossos entes queridos.

Na busca por produtos eficazes para desinfecção de ambientes, nos deparamos com uma infinidade de produtos e nem sempre sabemos qual o melhor ou a sua eficácia e a forma correta de usar. O objetivo deste post é despertar em você a importância do desinfetante na desinfecção de ambientes e seu modo de usar.

 

O que é um desinfetante?

O desinfetante é um produto usado por sua ação química contra microrganismos causadores de doenças. Usado em superfícies e objetos duros e inanimados para eliminar vírus, fungos e bactérias.

 

Como Usar o Desinfetante

Limpeza e desinfecção, tem funções diferentes. Na limpeza o produto deve ser diluído em água, de acordo com as instruções, removendo a sujeira e perfumando o ambiente, sem função desinfectante.

Para desinfecção, com remoção de vírus e bactérias, o produto geralmente deve ser aplicado puro.

Não se esqueça de ler no rótulo da embalagem, qual o tempo em que o produto leva para reagir e fazer o efeito desejado, eliminando os microrganismos do ambiente.

Os desinfetantes são produtos químicos, e não podem ser misturados com nada, além de água! Fica aqui o alerta.

 

Cuidados para Manuseio e Armazenamento

Importante também é saber como manusear o produto, todos os fabricantes recomendam o uso de luvas ao manusear o produto. O Ph desses produtos são bastante acima dos recomendado para contato com a pele, podendo causar dermatites ou lesões.

Mais importante ainda, são os cuidados ao armazenar seu desinfetante se você tiver animais ou crianças em casa. Guarde-os sempre em locais altos, fora do alcance de crianças e animais. Se por acaso houver algum acidente que envolva o produto, procure sempre emergência médica com a embalagem do produto.

 

Observe Sempre o Rótulo do Produto

Outro ponto que passa despercebido pela maioria dos usuários, é a estabilidade do produto. Qual a duração que a marca mantém o “ativo” estável do produto ou seja, por quanto tempo o produto garante a desinfecção.

Atente para a rotulagem dos produtos, existem algumas informações que devem constar nos rótulos desses produtos, segundo ANVISA obrigatórias pela legislação, como a concentração do ativo do produto e tempo de estabilidade, eficácia para eliminar as bactérias, modo de uso, químico responsável, quais seus componentes químicos.

Siga sempre as instruções de uso especificadas nos rótulos dos produtos, para sua segurança e eficácia do produto.

Não compre desinfetantes de marcas clandestinas, sem químico responsável e vendido em embalagem PET reaproveitadas. Podem ser perigosos ao manuseio e sem nenhuma eficácia de uso. Preserve-se a si mesmo e à sua família.

Esperamos que você aproveite nossas dicas e até a próxima!

×

WhatsApp Chat

×