Quando chegamos nas gôndolas de produtos de limpeza dentro de um supermercado, começam as dúvidas. Qual produto levar, de qual fragrância, qual deles que realmente desinfeta? São tantos, não é mesmo? Impossível não ter dúvidas.

Acabamos por fim, trazendo vários produtos que muita das vezes vão apenas perfumar, ao invés de higienizar de fato.

 

Você sabe como funcionam os desinfetantes? Vamos te explicar.

O desinfetante é um produto com ação química, térmica ou radioativa contra microrganismos causadores de doenças. São usados em superfícies e objetos duros e inanimados para eliminar ou inativar fungos e bactérias, mas não necessariamente seus esporos.

São verdadeiros aliados na limpeza doméstica e saber como funcionam é importante em sua utilização, para que tenham eficácia e também que não venham causar nenhum mal a quem está fazendo seu uso.

Tipos de Desinfetante

Existem 3 tipos principais de desinfetantes, são eles: – o hospitalar; alimentício e o de uso geral.

Hospitalar – atende a critérios sanitizantes mais severos, sendo usado para o controle de contaminação em instrumentos médicos, pisos, paredes e roupas de cama e outras superfícies.

Alimentício – costuma ser usado pela indústria de alimentos.

De uso geral – costuma ser usado dentro de casa, em pisos, piscinas e purificadores de água.

Componentes Químicos Mais Utilizados nas Fórmulas dos Desinfetantes de Uso Geral:

Estes componentes são utilizados em desinfetantes de uso geral, que tem livre comércio em supermercados e casas de produtos de limpeza.

  • Hipoclorito de Sódio na concentração de 2% a 2,5%, ativo principal da “água sanitária”;
  • Compostos fenólicos, usados em produtos à base de óleo de pinho “pinho sol”;
  • Quaternários de amônio (fungicida e bactericida mais utilizados em ambientes hospitalares);
  • Cloro isocianurato, para uso mais específicos, como o de limpeza de piscinas.

Todos esses componentes químicos, têm basicamente a mesma forma de agir, destruindo o material genético dos microrganismos, podendo ser vírus, bactérias, fungos, protozoários e outros agentes causadores de doenças. São substâncias altamente tóxicas e deve se ter cuidado ao manuseá-las.

Não Misture Produtos

Não misture produtos desinfetantes. Ao serem misturados, um agente químico pode diminuir a ação do outro, ou até mesmo tirar toda a sua eficácia.

Nunca misture vários produtos químicos, juntos eles podem reagir e até mesmo liberar substâncias tóxicas. Use cada agente separadamente.

Os desinfetantes possuem outros ingredientes na fórmula e alguns deles podem ser bem perigosos se você fizer um manuseio inadequado.

Quando Utilizar o Desinfetante

Primeiramente deve-se fazer a limpeza do local que se quer desinfetar, utilizando-se um detergente, ou mesmo sabão, para remover toda sujeira. Após a limpeza é que deve ser utilizado o desinfetante.

Fique sempre atenta ao modo de preparo, siga as instruções descritas na embalagem, para não transformá-lo em um novo componente químico ou neutralizar sua ação.

Coloque sempre a dosagem indicada pelo fabricante para determinado uso e deixe o produto agir pelo tempo indicado na embalagem, para que a ação da desinfecção seja completa.

Atenção! Não utilize desinfetantes clandestinos, coloridos vendidos em garrafas PET. Os desinfetantes são produtos que precisam de responsável técnico, testes de comprovação de eficiência e autorização da ANVISA.

Confira aqui na Prática descartáveis ofertas incríveis na compra de desinfetantes!

×

WhatsApp Chat

×