É inegável que o uso de copos descartáveis já estejam totalmente incorporados ao nosso uso no dia a dia, sendo totalmente úteis e também necessários e também necessários por questões higiênicas.

O grande consumo deste material se dá em ambientes como escritórios, repartições públicas, fábricas, estabelecimentos comerciais, festas e eventos, lugares onde apresentam grande ajuntamento de pessoas e dificuldade para lavagem de recipientes reutilizáveis após o consumo.

 

Tipos de Copo Descartável

Podemos dizer que o modelo comum de copo plástico é praticamente sinônimo de copo descartável mas, é possível encontrar copos plásticos descartáveis feitos de outros materiais. Vamos agora te apresentar alguns tipos de copos plásticos descartáveis:

 

Poliestireno ou PS

O poliestireno, que é em sua origem extraído do petróleo, é um homopolímero resultante da polimerização do monômero de estireno.

É o material utilizado na maioria dos copos descartáveis no Brasil e pode ser identificado através de um símbolo triangular, indicando sua reciclabilidade, com o número “6” por dentro e as letras “PS” por baixo.

Suas principais características, são total reciclabilidade, baixa resistência a solventes orgânicos, calor, intempéries e fratura. Os copos de plásticos PS são bastante suscetíveis a quebras.

 

Polipropileno ou PP

O polipropileno é um termoplástico derivado do propeno, sendo obtido pela recuperação dos gases de refinaria de petróleo.

Podendo ser identificado por meio do símbolo triangular de reciclabilidade, com o número “5” por dentro das letras “PP” por baixo.

Sendo totalmente reciclável e tem maior resistência a fratura por flexão ou fadiga, maior resistência química e a solventes, boa resistência térmica e transparência.

 

Poliestireno Expandido ou EPS

Comumente conhecido com o nome comercial de isopor, o poliestireno expandido é uma derivação do poliestireno (PS). Trata-se de uma espuma de poliestireno moldada, constituída por um aglomerado de grânulos e de grande utilização para a produção de copos térmicos.

É um material identificado por meio do símbolo triangular de reciclabilidade, com o número “6” por dentro e as letras “PS” por baixo.

É um material totalmente reciclável, impermeável, tem elevada resistência à passagem do vapor, permitindo manter inalteradas as suas propriedades, bem como a dos produtos embalados. É isolante térmico e tem baixo peso específico.

 

Copos de Papel

Os copos de papel descartáveis, por incrível que possa parecer, são a pior opção para o meio ambiente, segundo o seu modo de fabricação.

A quase total fabricação do copo de papel é feita em papel virgem, sendo dois os motivos para isso: a primeira é por motivos de higiene, não sendo permitido que o material reciclado entre em contato direto com comidas e bebidas, a segunda é de que o papel reciclado não consegue suportar sozinho, o armazenamento de líquidos

Os copos de papel são revestidos com uma resina plástica chamada polietileno, para que o papel não absorva líquidos e que também não vaze. Esta resina, torna complexo o processo de reciclagem do copo de papel e exclui sua biodegradabilidade.

A impossibilidade de reciclagem, faz com que os copos de papel terminem em aterros sanitários e sua decomposição como consequência a liberação de gás metano, um gás que contribui para o desequilíbrio do efeito estufa.

Para garantir seus copos descartáveis pelas melhores condições do mercado, conte com a Prática Descartáveis!

Esperamos que você tenha gostado de nosso artigo e até a próxima!

×

WhatsApp Chat

×