A utilização de descartáveis em hospitais é de total importância, além do que são considerados Equipamento de Proteção Individual (EPI) e de uso obrigatório por lei. Esses produtos ajudam a reduzir o risco de infecção para os pacientes e ainda resguardam os que prestam serviços, de possíveis contaminações.

O uso de materiais descartáveis adequados em ambientes hospitalares, além de trazerem mais conforto para os profissionais atuarem, eles também influenciam diretamente na qualidade do serviço, pois taxas de infecção e reinternação algumas vezes podem estar relacionadas com esses materiais.

 

Descartáveis Para Hospitais: Como escolher?

A primeira coisa que se deve pensar em escolher materiais descartáveis para uso hospitalar é em qualidade. Tanto em EPIs, quanto em materiais a serem utilizados em procedimentos diversos.

Os itens utilizados nas rotinas de atendimentos médicos e de enfermagem que não podem ser reutilizados e devem estar sempre presentes em estoque nas unidades de saúde. Eles são de extrema eficiência nas medidas preventivas para evitar riscos de acidentes e acesso a doenças. Além de controlar mais efetivamente os mais variados riscos encontrados.

Vamos citar apenas alguns descartáveis de uso comum em ambientes hospitalares, como por exemplo: – Luvas de procedimentos, luvas cirúrgicas, máscaras, toucas, óculos de proteção, aventais cirúrgicos, sapatilhas e etc.

 

Registro na ANVISA

Deve ser levado em consideração na hora da escolha e compra de um descartável hospitalar o seu registro na ANVISA, bem como o histórico da indústria e da empresa fornecedora.

O registro na ANVISA, vai garantir que os produtos descartáveis passaram por um controle rigoroso de qualidade, isto porque pode ser encontrado circulando no mercado, produtos importados que não possuem esse registro, o que representa um risco.

 

Capacidade e Entrega Dentro do Prazo

Nos procedimentos hospitalares, o controle do estoque é de vital importância, pois a falta de material pode ser determinante em algumas áreas, portanto a capacidade e entrega dentro do prazo é um fator necessário. Não vale a pena contratar fornecedores que possam comprometer os resultados da instituição hospitalar.

 

Custo-Benefício

Lembre-se sempre da máxima popular “o barato sai caro” ao analisar o custo benefício dos materiais descartáveis. Materiais de qualidade inferior tendem a serem consumidos mais rápidos, o que leva a uma compra mais frequente. Isto porque ao utilizar uma luva de procedimento e ela se romper com facilidade ao vesti-la, terá que ser utilizada outro par.

Produtos de qualidade sempre terão um melhor custo benefício, principalmente em se tratando de material descartável hospitalar. Escolha sempre produtos que sejam seguros e eficazes para garantir que cumpram bem a sua finalidade.

Procure encontrar bons fornecedores que possam ser mais que isto e sim parceiros, que trabalhem sempre com materiais de marcas de qualidade e dentro dos padrões das normas vigentes (ANVISA).

Todos esses cuidados são fundamentais para se garantir a segurança necessária em todos os procedimentos realizados no dia a dia hospitalar, para os pacientes e como também para todos os profissionais da área de saúde. Fator que vai repercutir na confiabilidade da instituição hospitalar.

Faça seu orçamento de descartáveis para hospital aqui na Prática!

×

WhatsApp Chat

×