Os copos de café descartáveis são presença constante em nosso dia a dia, podendo ser encontrados nas empresas, escritórios, clínicas, hospitais e comércio em geral e não só os copos de café como os copos descartáveis para beber água, sendo o de 200 ml o mais utilizado.

Quais os Benefícios?

Esses famosos copos de cafezinho, são bastante viáveis pois apresentam um baixo custo, são higiênicos e poupam bastante água e material de limpeza. Fornecendo uma certa segurança higiênica para quem os utiliza. No entanto, esses benefícios não são suficientes para cobrir os malefícios que podem trazer.

Tomar café em alguns tipos de plásticos, principalmente os que compõem os copos descartáveis, quando aquecidos liberam Bisfenol A (BPA), que é um monômero de plástico policarbonato, composto químico que serve para fabricação de plásticos rígidos e transparentes, substância que causa várias alterações biológicas, inclusive no sistema endócrino.

Os copos descartáveis mais utilizados, de baixo custo, mais comumente usados, possuem uma quantidade de estireno, monômero tóxico apontado como cancerígeno, parcialmente acima do recomendado pelo Ministério de Saúde. Quando submetida ao calor do café, por exemplo, essa substância, que é tóxica, é liberada e pode ser ingerida no momento em que se bebe o líquido.

Como você pode constatar, copos descartáveis comumente usados para cafezinhos, a questão fundamental em relação a bebidas quentes em copos plásticos descartáveis são bastante nocivos, pois quando submetidos ao contato com líquidos com temperaturas altas liberam substâncias químicas tóxicas.

 

Quais os copos descartáveis mais utilizados?

Os copos descartáveis disponíveis, mais facilmente encontrados no mercado são os compostos de polipropileno (PP), um termoplástico derivado do propeno, e os produzidos com poliestireno (PS) homopolímero resultante da polimerização do monômero de estireno.

 

Qual a diferença entre copo PP e PS?

Esses copos são feitos com matérias primas diferentes e por isso possuem características únicas diferentes, a saber:

Copos em PP possuem propriedades como:

  • boa resistência térmica
  • excelente transparência
  • elevada resistência química e a solventes
  • maior durabilidade (mais difícil de rachar)
  • 100% reciclável

Os copos descartáveis em polipropileno (PP) apresentam o símbolo do triângulo com o número 5 dentro e as letras PP abaixo.

Copos em PS possuem as seguintes propriedade:

  • menos resistente, sendo muito mais fácil de romper
  • baixa tolerância a altas temperaturas
  • 100% reciclável.

Os copos descartáveis feitos de poliestireno (PS), apresentam o símbolo do triângulo com o número 6 dentro e as letras PS abaixo.

Saber reconhecer a diferença entre os dois copos é importante na hora da compra e também no descarte, pois são feitos de material diferentes.

Existe também a questão ambiental em relação a utilização de copos plásticos descartáveis pois o Brasil é o quarto maior produtor de plástico do mundo, porém é o país que menos recicla. Em um artigo publicado por uma revista científica “Nature Sustainability” foi revelado que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plásticos, sobretudo sacolas, garrafas e copinhos descartáveis.

Conclusão

Como podemos constatar a utilização de copos descartáveis plásticos de café, os que são mais utilizados, é algo de muita reprovação para a nossa saúde, é algo que deve ser repensado de outra maneira.

Alguns recomendam a utilização de copos descartáveis plásticos em PP, por apresentarem mais segurança quando fabricados em níveis de composição permitidos (que é o teor máximo de substância que pode estar presente na própria embalagem) pois se trata de um termoplástico.

×

WhatsApp Chat

×