Com a crescente preocupação da preservação do meio ambiente e a saúde de nosso planeta, cada vez mais as pessoas, bem como as empresas, optam por copos descartáveis biodegradáveis.

Os copos de café descartáveis de 50 e 80 ml, normalmente encontrados em material são confeccionados em PS ou poliestireno e PP ou polipropileno, podem ser danosos à saúde humana, pois quando usados com substâncias de temperaturas elevadas, podem passar resíduos nocivos.

 

Quais as Vantagens do Copo de Café Biodegradável?

A primeira vantagem e também mais importante, é a saúde do ser humano, a segunda é a preservação do meio ambiente, não menos importante pois trata-se da saúde do planeta e ao contrário do que muitas pessoas imaginam, eles nem sempre custam mais caro que os demais.

A vantagem do copo de café biodegradável é que sua permanência no meio ambiente é muito menor em relação aos demais recipientes não biodegradáveis, diminuindo as chances de efeitos nocivos como sufocamentos, entrada na cadeia alimentar, contaminação por disruptores endócrinos (DE), entre outros.

Os disruptores endócrinos (DE) são substâncias químicas presentes no ambiente, naturais ou sintéticas, que podem alterar o funcionamento do sistema endócrino (hormonal) humano, desta forma afetando a saúde.

Os DE atuam no organismo humano por meio da imitação dos hormônios naturais (como o estrogênio). Desta forma, ocorre um bloqueio da ação hormonal natural e uma alteração dos níveis de hormônios endógenos.

Para que o copo descartável possa ser considerado biodegradável, ele precisa se decompor naturalmente, ou seja, sua biodegradação deve ser realizada por seres vivos como bactérias, algas e fungos que convertem o material em biomassa, dióxido de carbono e água.

Os copos biodegradáveis possuem aparência similar aos modelos de outros copos plásticos tradicionais utilizados mas, o seu grande diferencial é a utilização de matéria-prima cujas fontes são renováveis e não degradam a natureza.

Copos de café biodegradáveis são uma alternativa para reduzir os danos causados pelos descartes, se decompõem mais rapidamente no meio ambiente, além disso seu processo de fabricação é menos danoso para o planeta também.

 

Conheça alguns tipos de copos biodegradáveis:

Copos biodegradáveis de Mandioca

Eles são compostáveis, biocompatíveis e recicláveis. Só podem ser utilizados para alimentos secos ou de consumo imediato. Caso contrário, em contato com umidade por muito tempo, se desmancham.

O processo de decomposição dos copos biodegradáveis é muito mais curto. Ele ocorre em um período de 60 a 180 dias, dependendo da impermeabilização, contra mais de 100 anos do isopor.

Copos biodegradáveis de Fibras de Coco

Os copos biodegradáveis de fibras de coco, não contém bisfenóis (presentes em muitas embalagens de plásticos) e não são nocivos ao organismo humano. Eles atendem aos critérios de sustentáveis, pois depois de utilizados, eles podem ser reciclados ou biodegradados e colocados no solo.

Seu processo de fabricação utiliza fibra de coco ou madeira de reflorestamento. Esta fibra é feita a partir dos restos de coco ou madeira que são descartadas no meio ambiente.

Esse processo é benéfico ao meio ambiente, pois um resíduo vindo da natureza que viraria lixo ganha nova vida.

Agora você já sabe quais as vantagens da utilização de copos descartáveis biodegradáveis para sua saúde e também para a saúde do meio ambiente.

×

WhatsApp Chat

×