São diversos motivos para que a limpeza e higienização dos ambientes seja importante. Primeiramente, essa prática auxilia na prevenção de doenças, pois ajuda a eliminar agentes causadores de problemas de saúde. Além disso, a limpeza também contribui para a melhoria do ambiente em si, tornando-o mais agradável de se viver.

Apesar de todos os benefícios citados, é importante ressaltar que a limpeza e higienização dos ambientes não devem ser feitas de forma irresponsável. É necessário utilizar produtos e técnicas corretos para que a limpeza seja eficiente e não prejudique a saúde.

A limpeza de pisos parece uma tarefa fácil, mas, muitas vezes a tarefa que era para deixar seu piso limpo e higienizado, acaba gerando manchas, arranhões ou diminuir a sua durabilidade.

 

Mas, você sabe como limpar o piso?

Vamos aqui te dar algumas dicas e recomendações de quais métodos e produtos mais apropriados para limpeza de alguns tipos de pisos.

Pisos em Ardósia

Inicie a limpeza com uma vassoura ou aspirador, removendo a sujeira do piso.

Prepare uma solução de água com detergente neutro e vinagre de álcool branco. Para cada 5 litros de água, misture duas colheres de sopa de detergente neutro e três colheres de vinagre de álcool branco.

Passe a solução pelo piso utilizando um pano macio ou um MOP.

 

Pisos de Cerâmica

É um dos pisos mais fáceis de limpar. Bastando um pano umedecido em água e detergente neutro.

Os pisos acetinados e polidos podem ser limpos com uma vassoura de pelos macios ou aspirador de pó, finalizando com pano úmido e detergente neutro.

Em caso de sujeiras mais profundas, deve-se utilizar nos locais para sua completa remoção, um pouco de saponáceo cremoso em uma esponja macia.

Os pisos antiderrapantes devem ser limpos com uma vassoura de cerdas duras. Para sua lavagem pode ser utilizado saponáceo em pó e ainda lavadoras de pressão.

Atenção! Não utilize sabão em pó em pisos cerâmicos, eles formam uma película que deixa o piso embaçado.

 

Carpete

A esse tipo de piso deve ser dada uma atenção especial. O uso de aspirador de pó é de suma importância, sua aspiração caso não possa ser diária, pelo menos você deve aspirar três vezes por semana, pois o acúmulo de poeira é muito grande em carpetes.

Mensalmente você deve passar um pano branco limpo e umedecido por toda a superfície e depois um outro pano branco macio e seco. Carpetes não se dão muito bem com água, podendo causar mofo e mau cheiro.

Ao manchar o carpete, a sujeira ou mancha deve ser removida o mais rápido possível, para evitar que penetrem nas fibras do carpete. Remova a sujeira com papel absorvente sem esfregar.

A seguir prepare uma solução com um litro de água morna, uma colher de detergente neutro e uma colher de vinagre branco de álcool. Agite bem, e umedeça uma espuma e passe com movimentos circulares sobre a mancha, deixando por alguns minutos. Esfregue um pano limpo levemente umedecido no local.

Esperamos que você tenha gostado de nossas dicas! E para garantir os produtos de limpeza necessários, conte com a Prática descartáveis!

×

WhatsApp Chat

×