Os copos descartáveis encontram-se em uso desde a primeira década do século passado. Dois americanos conseguiram enxergar uma oportunidade de mercado, quando foi feita uma campanha pelo oficial de saúde do Kansas, pedindo a retirada de utilização pública dos utensílios de beber e comer de uso comum.

De lá para cá, os copos descartáveis passaram por algumas modificações, mas continuaram sendo bastante consumidos. A princípio eram feitos em papel com um formato de cone, tempos depois passaram a ter o formato atual em papel papel encerado ou parafinado.

Hoje os indispensáveis copos descartáveis são fabricados em plástico reciclável. Representam mais que praticidade, são uma forma higiênica e segura de se beber algo em lugares públicos.

Mas você sabe como são feitos os copos descartáveis que você utiliza? Neste post iremos descrever como são feitos os copos descartáveis.

Como é Fabricado o Copo Descartável?

Do petróleo ao plástico

A matéria-prima do plástico é o petróleo. O petróleo é extraído no subsolo e enviado a uma refinaria, onde é transformado em produtos refinados e derivados. Um dos componentes mais leves do petróleo é o nafta.

O nafta em uma central petroquímica é novamente dividido, gerando componentes que serão utilizados para a produção de plástico. A matéria-prima dos descartáveis é o poliestireno (PS). Esse componente segue para as fábricas em forma de granulado.

 

Como é o Processo Produtivo

  1. Uma lâmina de plástico é colocada na máquina, passando por aquecimento e a partir daí se molda o seu interior de uma forma oca como formato do copo.
  2. Depois o molde é resfriado até acontecer a sua solidificação.
  3. Após a solidificação as formas são abertas e as peças retiradas, o resultado são os copos já prontos.
  4. A próxima etapa é a contagem seguida da embalagem em sacos plásticos.
  5. O acondicionamento em caixas de papelão encerra o processo.

Os copos finalmente podem seguir para as lojas e distribuidores. São inúmeros os setores que consomem os copos descartáveis. Desde o comércio de alimentos, meios corporativos, fábricas, escolas, hospitais, etc.. Torna-se difícil enumerar os setores que fazem uso dos copos descartáveis.

O Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos por ano, em média são cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos diariamente.

É inegável que o uso de copos descartáveis foi um avanço na questão higiênica, com toda certeza, a ciência, o governo e a indústria apresentarão alternativas viáveis para resolver as questões de meio ambiente. Materiais menos poluentes já estão sendo utilizados na produção dos descartáveis. Aqui na prática descartáveis você encontra todos eles.

×

WhatsApp Chat

×